Importância das redes sociais para a sua empresa

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Você sabe qual a importância das redes sociais para a sua empresa? Apontamos aqui alguns fatores que são decisivos para a sua estratégia digital. Boa leitura!

Se organizar em redes é inerente ao ser humano. Dessa forma, estabelecemos relações de amizade, trabalho, enfim, ligações básicas de convivência. Não seria diferente no mundo virtual. Por se caracterizar como uma estrutura não linear e descentralizada, a internet se tornou um campo fundamentalmente horizontal e fértil para redes sociais.

Espaço ocupado pelas redes sociais
Atualmente, as redes sociais são utilizadas para compartilhamento de informação e conhecimento. Transformando-se por fim em um espaço útil para ampliar negócios e alavancar marcas.

O Brasil ocupa o 4º lugar entre os países mais ativos na internet, assim, independente de seu porte, é essencial que as empresas se apropriem das redes sociais (Facebook, Instagram, Linkedin e outras) para aumentar suas chances de negociação com o seu público-alvo.

Quais os benefícios para as empresas que utilizam redes sociais?
Entre os vários benefícios oferecidos pelas redes sociais estão:

Segmentação do público-alvo: possibilita atingir o cliente ideal, o que interfere de forma positiva na conclusão da negociação;
Contato direto com o consumidor: facilita fornecer um feedback ao cliente e saber quais as suas expectativas com a empresa;
Ampliação da visibilidade da empresa no mercado.
Como as empresas podem utilizar as redes sociais?
As organizações devem começar a pensar como usar a era da informação a seu favor. Uma boa saída é contratar um profissional capacitado para ser responsável pela imagem da empresa na web .

O social media, é perfeito para essa vaga, pois, possui uma boa comunicação e escrita. Dessa maneira, tem maior facilidade para criar um conteúdo que dialogue de forma assertiva, o que garante um bom relacionamento com o público.

Portanto, é extremamente necessária a atuação do Social Media para manter uma boa imagem e a reputação da sua empresa.

O que faz um social media?
O social media é responsável entre outras coisas por:

  • Criar conteúdos específicos para cada rede social;
  • Atualizar as redes sociais;
  • Analisar qual a melhor hora para fazer publicações;
  • Direcionar os posts nas redes sociais , visando melhorar os resultados da empresa;
  • Gerenciar o engajamento e acompanhar os resultados nas redes;
  • Interagir com os consumidores;
  • Monitorar as menções à empresa;
  • Mediar conflitos;
  • Fazer relatórios sobre o desempenho virtual da empresa;
  • Usar os dados retirados dos relatórios para planejamento de estratégias para campanhas;
  • Desenvolvimento de campanhas orgânicas.
  • Enfim, o social media cria ações para manter a respeitabilidade e tornar a sua empresa popular nas redes, sendo essa uma ótima forma de manter a competitividade.

Estamos em uma nova era! É necessário se adaptar para que sua empresa não seja deixada para trás pela concorrência, renda-se ao chamado das redes.

Qual deve ser minha frequência de publicações nas redes sociais?
Com certeza você tem alguma rede social ativa, e ao acessar essa rede procura por conteúdo de qualidade com que possa interagir.

Já apontamos nos parágrafos anteriores a importância das redes sociais para o marketing digital do seu negócio.

Não é bom para a sua empresa seu cliente acessar sua página e ver que a última publicação é de meses atrás.

A frequência de postagens é fundamental dentro da estratégia de redes sociais. Manter a frequência de postagens correta – de acordo com o ciclo de consumo do seu produto ou serviço – amplia o interesse pela marca.

Qual a frequência certa de posts?
Em primeiro lugar, é importante ressaltar que cada rede social terá uma frequência de postagem diferente. Muitas vezes um mesmo assunto será divulgado de formas diferentes em cada rede social, de acordo com as características principais e forma de consumo do conteúdo pelo público.

Isso se deve a variados fatores, como o público que usa a rede, funcionalidades técnicas e tipo de conteúdo produzido.

No entanto, não publique qualquer conteúdo só para preencher espaço. A relevância e a qualidade do conteúdo são elementos primordiais para conquistar a atenção da sua audiência.

Construa um planejamento de todas as suas ações na internet e estabeleça uma estratégia de atuação. Além disso, mantenha-se atualizado sobre as novidades e tendências da sua área, de modo a ser o primeiro a abordar os assuntos de maneira completa e estratégica.

Por fim, para saber o que está funcionando ou não com o seu público, avalie todas suas atividades. Dessa forma, será capaz de avaliar o desenvolvimento da sua estratégia em relação à meta estabelecida.

Sendo assim, vamos a frequência ideal:
Instagram
No Instagram, uma publicação diária já é suficiente. No entanto, tudo bem fazer até 3 publicações por dia, se elas realmente forem relevantes.

Não esqueça que no Instagram do Instagram agora passou de fotos para os vídeos, capriche na qualidade e na mensagem que eles passam.

O instagram possui uma ferramenta muito útil, os stories. Use-os de maneira estratégica e tenha um diferencial no seu engajamento.

Facebook
No Facebook, a recomendação é que sejam feitas, no máximo, duas publicações no dia. Quando você tem uma frequência grande de posts, o número total de cliques será maior, mas o engajamento em cada um provavelmente será menor.

Dessa maneira, se o seu negócio ainda está conquistando espaço nas redes sociais, procure iniciar com menos postagens.

LinkedIn
O LinkedIn é a rede social perfeita para ajudá-lo a se tornar uma referência em sua área de atuação. Neste meio é muito fácil a conexão entre profissionais e empresas.

Portanto, como aqui você falará diretamente com profissionais, foque em qualidade e não em quantidade. Você pode publicar entre uma ou três vezes por semana, compartilhando conteúdos do seu blog ou escrevendo artigos.

YouTube
Para manter o engajamento do público é recomendado manter pelo menos uma postagem semanal fixa.

No YouTube , é extremamente importante estabelecer os dias da semana e os horários em que serão publicados novos conteúdos. Assim seus seguidores criarão o hábito de acessar o seu canal naquela data. Isso também contribuirá para ganhar inscritos.

Enfim, quando se trata de publicações em redes sociais, é bom ter em mente uma divisão de cerca de 80% de suas postagens sejam conteúdos informativos, atrativos e agregadores. Os outros 20% apenas devem ser dedicados a conteúdos com produtos, vendas, promoções.

Faça com que navegar por sua página seja uma boa experiência para o usuário.

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