Marketing Político: entenda o que é e como funciona

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Talvez você não conheça esse conceito de marketing ainda, mas com certeza ouvirá falar bastante de marketing político nos próximos anos.

Com o avanço da tecnologia, descobrimento de novas técnicas e popularização da Internet, a propaganda política deixa de ser distribuição de santinhos e comerciais na TV e passa a ganhar um formato estratégico.

Tem muita coisa nova acontecendo na área e os resultados poderão impactar nossas vidas nos próximos anos.

Se interessou e quer saber mais sobre o assunto? Então continue lendo!

O que é marketing político e qual a sua importância?

Você ainda se lembra de quem votou nas últimas eleições para deputado, governador, vereador ou prefeito? Acompanha diariamente o que seus representantes têm feito em seu nome?

Se não está a par das ações dos candidatos que escolheu, pode ser que você não se importe muito.

Mas a culpa também pode estar do outro lado: é possível que o seu candidato não saiba fazer marketing político.

Em poucas palavras, marketing político é um conjunto de técnicas de publicidade para manter ligar um político ao seu eleitorado.

A ideia é permitir, através das suas estratégias, que um político específico possa se comunicar com o eleitorado que o elegeu e também conquistar mais votantes nas próximas eleições.

Sem boas ações de marketing político, não existe comunicação eficiente entre os políticos e os eleitores. Com isso, a população não fica ciente das propostas e intenções dos muitos candidatos e tem dificuldade de verificar o trabalho feito após a eleição.Dica da Editora:
Marketing Digital: o que é, estratégias e TUDO sobre marketing online

Quais as principais estratégias do marketing político?

1. Desenvolver uma marca política

Uma das coisas mais importantes para um político é a criação da sua marca.

Alguns deles querem ser reconhecidos pelo eleitorado como um representante da saúde, da educação ou dos animais. Enquanto isso, outros querem ser vistos como entendedores de economia ou representantes de uma parcela minoritária e desfavorecida da população.

Seja qual for a marca desejada pelo político, o marketing pode ajudá-lo a construí-la na percepção do seu eleitorado.

Para fazer isso, os profissionais de marketing político precisam aplicar táticas de branding, que se assemelhams àquelas utilizadas por empresas como a Nike, Apple ou Coca-Cola, por exemplo.

Se você quiser se aprofundar sobre a utilização do Branding na sua estratégia de marketing, pode conferir nosso artigo especial sobre o tema ou nosso guia definitivo sobre o assunto.

2. Construir uma comunidade

Um político precisa do eleitorado ao seu lado se pretende ter força política necessária para tocar seus projetos, seja como um membro do Legislativo ou do Executivo.

Por isso mesmo, ele precisa se aproximar das pessoas e criar um sentimento de comunhão entre elas.

Se no passado a única maneira de fazer isso era através do ativismo e da militância política, hoje é possível atingir o mesmo resultado de outras maneiras.

Com a popularização das redes sociais, uma das ferramentas mais utilizadas para o marketing político é a criação de grupos. Mídias como o Facebook e o WhatsApp permitem que vários usuários se reúnam para debater e conversar sobre assuntos do seu interessante.

Uma estratégia esperta é reunir, pouco a pouco, eleitores alinhados com a movimentação de um político para cultivar uma comunidade ao redor desse mandato. Assim, garante-se que uma parcela da população ficará mais engajada na atuação política defendida por aquele representante público.

3. Investir em conteúdo

As estratégias de marketing de conteúdo podem ser aproveitadas por políticos e trazer muitos benefícios.

Utilizando a produção de um material de qualidade, seja por meio de redação de artigos ou textos opinativos sobre algum tema ou com vídeos diversos, um político consegue atingir 3 grandes objetivos na sua estratégia.

O primeiro é a educação do seu eleitorado. Com material de qualidade sendo publicado, o político consegue explicar para a sociedade que o elegeu qual a importância de certos projetos ou por que votar contra ou a favor de algo na Câmara.

O segundo é a propagação da sua imagem e aumento do seu alcance. Bons conteúdos tendem a ser compartilháveis nas redes sociais, apresentando o político e suas propostas para mais pessoas.

O terceiro grande objetivo alcançado é a condução de eleitores para a comunidade criada ao redor daquele mandato. Um bom material pode “converter” a pessoa em “lead” ao conduzi-la ao grupo no WhatsApp ou Facebook.

4. Marcar presença nas redes sociais

Um político que não possui presença nas redes sociais não é só negligente com o seu marketing, mas também com a comunicação com a população que o elegeu.

Somos no Brasil mais de 100 milhões de usuários de redes sociais, seja o Facebook, Twitter, WhatsApp, Instagram ou qualquer outra. Praticamente metade da nossa população está conectada na Internet através dessas plataformas.

Isso significa que, para se comunicar adequadamente com a população, um mandato não pode ignorar as redes sociais.

Como já deu para ver nesse artigo, várias boas estratégias de marketing político estão ligadas diretamente com as mídias sociais, como a criação de comunidade ou a produção de conteúdo para os eleitores.

Por isso, é importantíssimo estar atento à essa questão. Se você quer aprender sobre marketing para redes sociais, confira nosso ebook completo sobre o assunto!

Fonte: Rock Content

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